terça-feira, 6 de março de 2007

politica, organização de ensino e curriculo


Domingo, 4 de Março de 2007
Curso de magistério do Ensino Superior
CURSO DE MAGISTÉRIO ENSINO SUPERIOR
MÓDULO I - 2007.
POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
E CURRÍCULO
Prof.a Dr.a Elisa Maria Cordeiro da Paixão

EMENTA: O curso visa discutir o substrato legal da atual organização do ensino brasileiro, para salientar sua natureza, estrutura e abrangência social e pedagógica; e, analisar sua organização por meio da discussão do significado do conceito de currículo, verificando a atuação da escola, a de professores, e os resultados que visam e que alcançam.
OBJETIVOS
- Desenvolver a atitude de reflexão sistemática e permanente sobre os problemas organizacionais do ensino superior brasileiro
- Analisar as implicações políticas, econômicas e socio-culturais na organização desse nível de ensino e no seu funcionamento.
- Discutir a natureza e abrangência do conceito de currículo
- Discutir as várias concepções curriculares e suas implicações políticas, filosóficas, teóricas e práticas, e sua influência na orientação do trabalho cotidiano do educador.
POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E CURRÍCULO
Profa Dra Elisa Maria Cordeiro da Paixão
AULAS
CONTEÚDO BÁSICO
I ENCONTRO
Apresentação do Curso e da professora
Definição de termos: Organização de Ensino, Sistema de Ensino, Currículo
Bibliografia
Feldmann, M.G.
O conceito de Estrutura e de Sistema em Educação
II Encontro
Histórico da Organização de ensino : A organização de ensino e a do ensino
superior no Brasil.
Estrutura , Política e ensino superior no Brasil – Histórico
Bibliografia
Cunha, Luiz Antônio
A Universidade Temporã
III Encontro
O ensino superior no Brasil atual:
Sua estrutura, funcionamento e seu Currículo segundo as leis 5692/71 e 9394/96
Bibliografia
- Cunha, Luiz Antônio-
A Universidade Temporã
- Feldmann, M.G.-
O conceito de Estrutura e de Sistema
- Feldman,M.G.- Sistema Educacional e Sistema Escolar
-Ribeiro, Maria Luiza Santos – História dq Educação Brasileira
IV Encontro
Organização do ensino, Organização da escola e Currículo- Significado e amplitude deste termo
Currículo enquanto Plano, Discussão e Montagem. - itens
Bibliografia
-Ribeiro, Maria Luiza Santos – História dq Educação Brasileira
- Paixão, E.M.C. – Currículo e Legislação de Ensino
- Niskier, Arnaldo – LDB a Nova Lei da Educação
V Encontro
Currículo enquanto processo
Concepções educacionais e propostas curriculares. O que pode ser planejado.
Passos para a proposição de um plano curricular
Bibliografia
- MizuKami- As abordagens do processo de ensino
-Paixão, E.M.C. – Currículo.- Estudos e Discussões
- Moreira, Antônio Flávio- Currículo,Cultura e Sociedade
VI Encontro
Concepções educacionais e idéias de Currículo – Discussão: Fatores e Dimensões
Bibliografia
- Tyler,Ralph- Princípios Básicos de Currículo e Ensino
VII Encontro
Avaliação: - Proposição de um Plano Curricular
Bibliografia
Doll Jr, William
VIII Encontro
Síntese e discussões Finais
Bibliografia
Toda a anteriormente citada





BIBLIOGRAFIA GERAL

- Althusser , A – Ideologia e os Aparelhos Ideológicos do Estado, Lisboa,
Presença, 1980
- Apple, Michael – Ideologia e currículo, São Paulo, Brasiliense, 1992
- Coll, Cesar – Psicologia e Currículo, São Paulo, Ätica 1956
- Cunha, Luiz Antônio- A Universidade Temporã, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1980
- Doll Jr, William – Currículo- uma perspectiva pós moderna, Porto Alegre 1997
- Feldmann, Marina Graziela – Administração Escolar e Política da Educação,
UNIMEP, 1997
- Feldmann, Marina Graziela – O Conceito de Estrutura e de sistema, PUC/SP- Faculdade de Educação, Publicação interna, 1998
- Goodson, Ivor F. – Currículo, teoria e história, Petropolis, Vozes,1995
- Martins, Joel – Modelo de Planejamento Curricular in Garcia, Walter, (org)
Educação Brasileira Contemporânea : organização e funcionamento, S.Paulo:
Mc Graw Hill do Brasil pp43-68
- MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais, Secretaria da Educação
Fundamental – Primeiro Volume
- Moreira, Antônio Flávio – Currículos e Programas no Brasil, Campinas,
Papirus, 1995
- Moreira, Antônio Flávio e Silva, Tomas Tadeu (org) – Currículo, Cultura e
Sociedade,Sào Paulo, Cortez,1994
- Paixão, Elisa Maria Cordeiro da –O Currículo e a Engenharia Educacional de
Bobbitt , PUC/SP- Faculdade de Educação, Publicação interna, 1998
- Paixão, Elisa Maria Cordeiro da, - Currículo, estudos e discussões, in
Educação : Reflexão/ Transformação, São Paulo, no 2, março de 1993,
pp 61-82
- Paixão, Elisa Maria Cordeiro da - A futura LDB e a idéia de Currículo in
Educação : Reflexão/ Transformação, São Paulo, no 3, março de 1993,
pp 61-82
- Ribeiro, Maria Luiza Santos – História da Educação Brasileira, Campinas,
Autores Associados, 1993
- Santome, Jurjo Torres – O Currículo Oculto, Porto, Portugal, edit Porto 1995
- Tobias, José Antônio – História da Educação Brasileira, São Paulo, Juriscred,
2a edição
- Tyler, Ralph – Princípios Básicos de Currículo e Ensino, Porto Alegre, Globo.
1981

I Encontro
MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCACIONAL, OGANIZAÇÃO DO ENSINO, POLÍTICA
I -
Prof.a Dr.a Elisa Maria Cordeiro da Paixão

SITUAÇÃO - Apresentação às classes. 15 mim: Apresentação da professora, conhecimento da classe. Apresentação do programa. Discussão sobre os objetivos e sobre os Termos-chave. Ilustração com exemplos da história da educação

OBJETIVOS
- Apresentação do Curso e da professora - até 15 mim
- Apresentação dos objetivos da disciplina e discussão de seus pontos focais
- Definição de termos: Organização de Ensino, Sistema de Ensino, Currículo
AULA
Apresentação – 10 a 15 mim
Aquecimento - Discussão:
Temas: Que escolas vocês freqüentaram? Quem organizou estas escolas? Quem escolheu o que vocês deveriam estudar? Porque? O que é Sistema de Ensino? Quem o organiza? Porque? O que é Currículo?
Transparências – 1;2;3;4;
- Educação – Fenômeno social que pode ser entendido enquanto processo de transmissão da herança social .
- Definição de termos e dos parâmetros do curso:
- Política,
- Organização de Ensino
- Estrutura
- Funcionamento
- Currículo
Tntervalo
Em grupos – Discutir:
Fatores que influenciam a organização do ensino
A educação interessa ao Estado? Porque?
Bibliografia
Feldmann, M.G.
O conceito de Estrutura e de Sistema
Histórico da organização de ensino - Eu
Para a próxima aula pedir leitura de
Paixão, E.M.C Histórico da Evolução da Educação Brasileira
E Resumo do livro : A Universidade Temporã de Cunha, Luiz Antônio

MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E CURRÍCULO
Prof.a Dr.a Elisa Maria Cordeiro da Paixão
II Encontro

OBJETIVOS
- Discutir o histórico da organização do ensino no Brasil, ressaltando as concepções de organização de ensino, de estrutura, de sistema e de currículo;
- Discutir o que era ensinado para alunos de cada classe social no Brasil Colônia e no Brasil Império focalizando os conceitos de estrutura e de currículo.
- Salientar o aparecimento e o desenvolvimento do ensino Superior e das primeiras leis de ensino – confrontá-los com os conceitos trabalhados
- Discutir as causas do desinteresse da sociedade pelo ensino e pelo ensino superior

AULA
- 10 min.- aquecimento : fazer o jogo de perguntas. Verificar se eles conseguirem revisar o discutido na aula anterior.
- 30 min. - discutir os conceitos de estrutura, e de sistema. Apresentar o constructo de currículo
- 30 min – Com retro-projetor – discutir o histórico da educação brasileira, ressaltando os conceitos já trabalhados: organização, estrutura, sistema e currículo
- Intervalo
- 50 min– Grupos lerão textos 1 e 2. Trabalharão questões propostas sobre:
- Papel da organização proposta pelos Jesuítas no Brasil Colônia
- Organização econômico social do Brasil Império e proposições quanto à escola
- Condições de produção e organização social da república e proposições legais quanto ao ensino
-
- 60 min – Painel de Discussão Geral:
- Educação, Ensino e condições histórico- sociais:
- Preocupações do estado e governo quanto ao ensino e ensino superior
- Determinações gerais quanto à esse ensino porque e quando apareceram?
- Existiram Universidades no Brasil colônia e no Brasil Império?
- Porque?

Indicar meu artigo Legislação e Currículo; Indicar mais outros livros e pedir que eles organizem falas sobre as leis de ensino, ressaltando: (a) Objetivos propostos em cada lei; (b) o que cada uma fala sobre Currículo ; (c) O que fala sobre ensino superior
Postado por Elisa em 06:23
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