sexta-feira, 2 de março de 2007

elaboração de projetos-pratica da pesquisa


CURSO "MAGISTÉRIO DO Ensino Superior
Elaboração de projetos – Prática da pesquisa.
`rpf. Dra. Elisa Maria Cordeiro da Paixão
Duração 30 horas.

AULAS DIAS :
03/03 MA TB
10/03 MA TB
24/03 NB TA
14/04 MA TB
05/05 MB TA
19/05 MA TB
02/06 MB TA
30/06 MA TB



PROGRAMA

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Discutir a estrutura do conhecimento científico aplicado à Educação e os passos fundamentais para sua proposição,criação, e comunicação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESTE MÓDULO
Discutir a natureza do conhecimento científico e desse conhecimento aplicado à educação;
Discutir a aplicação das noções de: "atitudes científicas", método científico, procedimentos científicos e educação;
Discutir a natureza do método científico aplicado à educação:
Discutir a natureza da linguagem científica e a da linguagem educacional;
Analisar os passos da pesquisa educacional e o andamento dos trabalhos dos alunos e dar prosseguimento à sua elaboração, verificando:
o A área e o tema do projeto ou pesquisa
o O problema da pesquisa, :
o Os objetivos da Pesquisa
o O tipo de pesquisa.
Tratar da elaboração de planos, relatórios, monografias, teses e de artigos científicos abordando:
o Passos e itens do trabalho
o Linguagem e forma

CONMTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Ciência e a educação
As pesquisas educacionais
o Tipos
o Procedimentos
o Passos
o Execução
o Elaboração de trabalhos científicos no campo educacional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA RECOMENDADA
ALVES, RUBENS – Filosofia da Ciência – Editora Brasiliente. São Paulo, 12ª Edição;
CHIZZOTTI,A. – Pesquisa em ciências humanas e sociais, Edit Cortez,São Paulo, 1991
DEMO, P – Metodologia Científica em Ciências Sociais, Edit Atlas, São Paulo, 1989
ECCO, UMBERTO – Como se faz uma tese – Editora perspectiva, São Paulo, 1983
GRESSLER, LORI A.- Pesquisa Educacional, Importância, Modelos , validade, variáveis hipóteses, amostragem instrumentos- Edições Loyola, São Paulo, 1983
MACHADO, NILSON JOSÉ – Epistemologia e Didática – Editora Cortez,São Paulo, 1995
PEREIRA JULIO CEZAR R. – Anák]lise de dados qualitativos, Edusp/FAPESP, São Paulo 2004
SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM – Metodologia do Trabalho Científico, Editora Cortez,São Paulo, 2000
SHIBLEM, WARREN – Wittgenstein, linguagem e Filosofia . Editora Cultrix, São Paulo1996







MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E MONOGRAFIAS
PRIMEIRO ENCONTRO – 03 de Março de 2007
Prof,a Dr.a Elisa Maria Cordeiro da Paixão
Duração do Encontro – Duas Horas
OBJETIVOS
Discutir o que vai ser tratado neste semestre.
Pedir que alunos tragam os planos já esboçados e fazer um levantamento das principais dificuldades.
Começar a discutir a respeito das atitudes científicas e aplicá-las à educação.
Aula
aquecimento
Propor a discussão de algumas situações ligadas ao conhecimento científico em geral e depois ao conhecimento pedagógico.
Aula .
A partir dessas situações :
- Retomar o estudo sobre a natureza do conhecimento científico, e uso do método científico .
Abordar a natureza do conhecimento educacional e abordagens científicas aplicadas à ele.
- Discutir o uso dos procedimentos científicos e sua aplicação nos trabalhos que estão sendo desenvoplvidos.
- Discutir os PASSOS da elaboração de um trabalho científico em educação
- Verificar o andamento desse processo dentre os participantes.-
- Esclarecer os próximos passos a serem dados durante o semestrre de aula.















ANEXOS – PRIMEIRO ENCONTRO
CASOS A SEREM DISCUTIDOS
CASO 1
O Dr Almengardo, engenheiro, definiu exatamente variáveis físicas de duas salas de aula: TAMANHO; QUANTIDADE DE LUGARES DISPONÍVEIS E DE LUGARES POR METRO QUADRADO: AERIFICAÇÂO e ILUMINAÇÃO, calculadas pelo número, tamanho e disposição de janelas.
Ele pretende investigar se e como cada uma dessas grandezas interfere no desempenho de alunos em um teste de conhecimentos que pretende aplicar.
Verificando essa proposta discuta:
Arelevância dessa pesquisa
Sua natureza: o campo, objeto e método que ela vai utilizar

CASO 2
A Prof. Dionísia, pretende investigar " O uso dos Fuias Curriculares pelos professores de história de um colégio da cidade X."
Nesta proposta analise:
A relevância dessa pesquisa
Sua natureza, objeto, campo e método.










































AULA
8,30 - Aquecimento – Relatar os objetivos e o andamento do curso nos 4 encontros deste semestre e nos 6 encontros do próximo
8,45 – Distribuir "Casos" e pedir aos grupos (de até 5 pessoas) que identifiquem neles:
Diagnóstico da situação
Definição da área de estudo
Proposição do problema e escolha de procedimentos de estudo
9,30 – Fechamento da atividade: Leitura e comentário sobre as conclusões
10 –Intervalo
10,30 – Discutindo os passos das abordagens científicas verificar:
Estágio dos trabalhos dos membros da classe
Áreas, problemas e tipo de pesquisa já programados
Problemas mais comuns enfrentados
Soluções propostas

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